EnergyNow | IoT aplicada ao fomento da Indústria 4.0

Citation Author(s):
Ystallonne
Alves
EnergyNow Tecnologias
Submitted by:
Ystallonne Alves
Last updated:
Sun, 05/31/2020 - 21:09
DOI:
10.21227/r83n-kw91
Data Format:
Links:
License:
0
0 ratings - Please login to submit your rating.

Abstract 

A Indústria enfrenta desafios graves e fracassa sem competitividade. Atacando esta problemática, conferiu-se o oferecimento de maior eficiência a processos industriais para promover a produtividade, elevar a qualidade e impulsionar mudanças. A solução desenvolvida incluiu dispositivos com sensores não invasivos, simples de instalar, que contabilizam os itens sendo transportados em linhas de produção. De qualquer lugar e em tempo real, a plataforma conectada permite acesso a informações claras e confiáveis sobre a produtividade, mostram indicadores e métricas em gráficos com design intuitivo que aceleram a tomada de decisão. O profissional certo recebe alertas para resolver problemas específicos e algoritmos avançados apontam quando máquinas ou equipamentos possam interferir na produtividade. Acompanhando as tendências de digitalização de processos na manufatura avançada e da Indústria 4.0, o impacto compreende um mercado-alvo inicial de mais de seis mil fábricas; na região nordeste, o mercado possível tem mais de 75.000 fábricas; e o mercado disponível no Brasil soma mais de 600.000 fábricas. De fato, atendendo a um segmento que movimenta 907 bilhões de dólares no mundo. Com um modelo de acesso flexível, nas implantações, permite que seja possível incorporar evoluções contínuas dos serviços, com a adesão incluindo instalação dos dispositivos e treinamento especializado. A equipe dedicada tem ampla competência em uma variedade de metodologias de desenvolvimento de tecnologia, oportunamente, dispondo de engenheiros eletricistas e de produção, gerentes administrativos e de TI, arquitetos de nuvem, designer industrial, desenvolvedores full-stack, cientistas de dados especializados em inteligência artificial, além de consultores em produtividade. A proposição de valor do projeto tornou viável o fornecimento de uma solução de gerenciamento baseada em Internet das Coisas para impulsionar a produtividade, melhorar a competitividade e maximizar a eficiência da Indústria 4.0.

Instructions: 

Os dados foram coletados utilizando o dispositivo IoT da EnergyNow Tecnologias denominado Prodbox™, o qual opera como um equipamento empregado para intensificar a produtividade e apontar maneiras estratégicas de modificar variáveis que interferem na visão de gestão sobre a produção.

O dispositivo utiliza sensores não obstrutivos para contabilizar o número de itens que atravessam a linha de detecção gerada entre o transmissor e o receptor instalados.

Notadamente, os dados coletados são enviados para a nuvem, onde podem, quando integrados a uma plataforma de análise, ser processados para apresentar indicadores de acompanhamento de produtividade. Um sistema inteligente pode processar os dados coletados e apresentar métricas que permitem ao gestor identificar formas de aumentar a produção, bem como etapas que estão prejudicando a produtividade. Além disso, alertas customizados podem ser configurados para prover informação sobre a parada ou inatividade detectada pelo dispositivo.

Os dados gerados através do dispositivo podem ser utilizados para entender melhor variáveis sobre o ritmo de produção e, a partir delas, fomentar projeções de produção, calculando-se a relação entre itens produzidos e período de tempo necessário (segundos, minutos, horas, dias, semanas, etc).

 

Algumas sugestões sobre abordagens a serem consideradas:

  • Verifique se políticas de aumento de produtividade estão sendo efetivas.

  • Distribuia melhor os funcionários em etapas diferentes de uma linha de produção.

  • Correlacione etapas de produção com variáveis que estejam interferindo na produtividade para resolver problemáticas internas.